segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Dose Mais Forte visita centro de dependentes químicos

     Por Pedro Henrique Cunha / Fotos: Jacqueline Calazans

Durante a visita, internos receberam orações e orientações. Grupo ainda realizou palestras, fazendo um importante alerta sobre os perigos das drogas
Ao entrar no centro de recuperação Comunidade dos Pequenos Profetas (CPP), localizado na Zona Rural do município de Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife (PE), é possível ver a esperança no olhar de E. S., de 25 anos. Aos 17 anos começou a usar maconha por influência de amigos da escola. Foi ali que começou a sua dependência química.
Recentemente, voluntários da Força Jovem visitaram o centro, onde realizaram um trabalho de apoio aos dependentes com palestras e orações, que visaram libertar os jovens dos vícios por meio da crença no Senhor Jesus. A visita também foi marcada pelo gesto de solidariedade da equipe, levando os voluntários a doarem cestas básicas à instituição.
Segundo o responsável pelo “Dose Mais Forte”, Almir Calazans, o objetivo da visita foi mostrar aos jovens que é possível alcançar o livramento dos vícios com a ajuda de Deus. “Quando a família decide internar seu familiar é porque já tentou de tudo para afastá-lo do vício, sem sucesso. Nós mostramos com palavras e com depoimentos que o poder de Deus está acima de qualquer dependência”, explica.
E. S. conta que, quando usava a droga, a timidez fugia e se sentia encorajado a ter atitudes que não tinha sóbrio. Sem o conhecimento da família, pegava dinheiro escondido para sustentar o vício e apesar dos conselhos dos pais para que ele parasse com o uso da maconha, a dependência se intensificou. “Foi aí que não encontrei mais força para me livrar do vício”, afirma, lembrando que, chegou ao ponto de fumar 7 cigarros de maconha por dia, até ser preso com um vidro de lança perfume no colégio e levado pela família à clínica.
Durante a tarde em que os integrantes do grupo estiveram no centro, aconteceram palestras, transmitindo uma mensagem de conscientização aos internos do local, os fazendo refletirem sobre as consequências negativas das drogas. “Só de eles virem aqui nos ajudar já é um presente, pois hoje em dia ninguém quer arrumar problema, e nós somos um problema para muitos”, diz E. S.
Almir Calazans, ex-dependente químico, relatou aos internos mais do que conhecimento teórico dos malefícios das drogas, mas usou a própria vida como exemplo de superação e fé. Curiosos por saber como ele conseguiu mudar radicalmente de vida, os internos fizeram diversas perguntas. Uma das curiosidades dos adolescentes foi sobre as alucinações que a droga causa e se eles já haviam passado por essa experiência antes. Almir, de pronto respondeu que, por muitas vezes sofreu com os efeitos das drogas pesadas que usava, ao ponto de ver vultos e pensar que estava sendo perseguido por alguém na rua e até mesmo dentro de casa.
Em meio a tantas perguntas, ainda havia uma dúvida maior: os internos perguntaram a ele se sofreu com crises de abstinência quando estava deixando o vício. Com muita firmeza ele respondeu: “Sim, claro que tive, mas como aceitei Jesus Cristo, Deus me deu forças para superar a falta da droga no meu organismo.”
Ao final do encontro, a equipe de voluntários do projeto “Dose Mais Forte” realizou uma oração especial, pedindo a Deus a libertação espiritual de todos os internos.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Trabalhos do Dose mais Forte

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Seminário de ações Integradas sobre Drogas


No dia 21 de novembro no portal do mar em Jaboatão dos guararapes o Dose mais Forte participou do Seminário de validação do plano de ações integradas sobre drogas.
Com a participação da psiquiatra Lia Cavalcanti que relatou a importacia desse plano no municipio de Jaboatão, participaram também  dona Gessynne ( Secretária Municipal de Saúde), O Prefeito e Secretários (as) do Jaboatão dos Guararapes, IMIP e Centro de Prevenção ás Dependências.




Na opurtunidade o Prefeito deu a Sanção da Lei de Criação do Conselho Municipal de Politicas sobre Drogas.

domingo, 20 de novembro de 2011

Dose Mais Forte no Parlamento Jovem

 
 
 
 
 
 
 
 
Na manhã de sexta-feira (18), foi realizada, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, a eleição para as 37 vagas do Parlamento Jovem de Recife. A Força Jovem Pernambuco recebeu destaque no parlamento, elegendo 06 Vereadores Jovens, em reconhecimento aos trabalhos sociais desenvolvidos no estado. Os vereadores jovens eleitos representarão segmentos de algumas instituições. A Força Jovem será representada pelos grupos Se Liga 16, Dose Mais Forte, Cultura Jovem, Jovem Nota 10 e PRB Jovem. Por 19 votos a seis, Priscila Prestes foi eleita presidente do parlamento, para o mandato de um ano. Ela, que passa a ser a representante oficial do grupo Força Jovem, terá como atribuição regular os trabalhos, presidir, abrir, suspender e encerrar a Sessão; manter a ordem e fazer com que sejam respeitadas as regras estabelecidas; zelar para que os vereadores jovens possam agir com liberdade, dignidade, respeito e para que possam usar plenamente dos seus direitos como parlamentares. Pela primeira vez, em cinco edições, uma mulher estará à frente do cargo máximo da Mesa Diretora.